Cachaças do Rio de Janeiro

Um pouco de História

A História do Brasil tem um grande presença no Rio de Janeiro, junto com a história da Cachaça que existem algumas versões quanto a sua criação. A partir da primeira década do século XVI. A sua produção está diretamente relacionada com a cana-de-açúcar. Os escravos africanos que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar começaram a produzir cachaça a partir do caldo de cana, que era descartado ou servia de alimento para animais.

Com a construção da Estrada Real em direção as Minas Gerais, a Cachaça viajou e se instalou por lá, mas hoje o Rio de Janeiro é um dos principais produtores de cachaça do Brasil, ficando em segundo lugar em exportações, atrás apenas de São Paulo e Pernambuco. As cachaças do Rio de Janeiro são conhecidas por sua qualidade e já ganharam várias medalhas em concursos nacionais e internacionais. 

Curiosidade

A cachaça foi alvo de uma revolta no Rio de Janeiro em 1660 e 1661, conhecida como Revolta da Cachaça. A revolta foi motivada pela taxação sobre a cachaça, que foi aprovada de maneira ilegal pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides. 

É Lei

A cachaça é atualmente um produto tipicamente brasileiro, inclusive com sua própria Lei.
A legislação sobre cachaça inclui leis e decretos que estabelecem padrões de qualidade e identidade, definem indicações geográficas e regulamentam a produção: Instrução Normativa nº 13 de 2005. Reconhece a cachaça como um produto exclusivo do Brasil e estabelece padrões de qualidade e identidade.
 
Produto apreciado em todo o mundo e é o terceiro destilado mais consumido atualmente.

Comentários

  • A WordPress Commenter

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.